Sabe aquele dia que você tem que tomar uma decisão importante que não pode deixar pra depois? Aquele dia que você tem que tomar uma atitude urgente? Pois é, hoje foi esse dia pra mim... Tive que limpar meu quarto... Literalmente eu tirei toda sujeira de dentro dele... Organizei toda a bagunça e finalmente o deixei limpinho e organizado. Ficou um brinco! Mas apesar de já ter feito esse trabalho inúmeras vezes, quem disse que foi fácil?! Não foi não, afinal, fazia tempo que estava adiando esse dia, e claro, não poderia estar de outro jeito a não ser revirado de cabeça pra baixo. E olha que não sou tão bagunceiro, imagina! Até que sou um pouco organizado me comparando com minha irmã. Desculpa maninha, mas que o diga seu quarto, não é?!
Pois bem... Como estava dizendo, essa tarefa de limpar o quarto não é tão simples e exige disciplina, ousadia, amor próprio, além da disposição em fazê-lo. Existe uma estratégia que adotei ao longo dos anos, então, sempre que vou limpar meu quarto começo pelo meu guarda roupa remexendo e organizando tudo o que é papel. Geralmente são muitos espalhados por todos os lados. É incrível como um ser humano pode guardar tanto papel dentro de um quarto.
O interessante é que "dar uma geral no quarto" significa viajar no tempo. De certo modo, você se remete ao passado ao passo que você vai organizando e colocando as coisas no lugar. Vamos separando e organizando os papéis, objetos, lembranças, presentes que ganhamos, a coleção de carrinhos da hot wheels, os brinquedos, as cartinhas de amor que recebemos, as apostilas dos cursos que fizemos, os livros e todo material didático que temos, enfim... Vamos fazendo uma espécie de peneira, separando as coisas que vão pro lixo das que vão ficar guardadas e organizadas. Priorizando claro, as mais importantes. O interessante nessa arrumação é que acabamos encontrando coisas bem legais que mexem com nossas lembranças, nos fazendo sorrir, ou no caso de comprovantes de contas pagas, nos emocionar.
O fato é que pra muitos este trabalho de limpar o quarto é sem dúvida uma terapia.
Pra mim na verdade é mais que isso. Limpar o quarto é um ato simbólico de que as coisas vão entrar nos eixos. Gosto de pensar que meu quarto tem uma ligação direta com minha vida. Então todas as vezes que quero organizar algo em mim, começo limpando e organizando meu quarto. Parece até bobagem pra alguns, mas não é exagero nenhum dizer que nosso quarto fala muito sobre nós, sobre quem nós somos ou como estamos.
Pense nisso e talvez você queira ainda hoje fazer algo diferente... Talvez sua vida esteja uma bagunça só, com muitas coisas reviradas e fora do lugar. Você não sabe como, mas sabe que precisa pôr as coisas em ordem.
Sua vida está precisando de uma faxina geral, não é? Então tá esperando o quê? Comece... Mas antes de qualquer coisa, um conselho... Limpe seu quarto primeiro. Mas dê uma geral mesmo. E com certeza vai encontrar respostas.
No final só o que vai restar são coisas sem valor e que vão direto pro lixo.
E como minha mãe sempre diz: "O quarto é seu, limpe você mesmo!"
Não espere por ninguém. Não deixe outra pessoa fazer este serviço a não ser você. De repente quando a situação está muito difícil, é sempre bom pedir uma ajudinha, mas que ela venha a fazer o trabalho com você e não por você. As vezes nós vivemos muito na dependência alheia e por conta disso, não conseguimos construir nada com nossas próprias mãos. Então pare de ficar chorando igual a uma criancinha querendo papinha na boca e procure se tornar um homem ou uma mulher de atitude. Seja proativo! Se responsabilize, aja e se antecipe frente as diferentes situações impostas pela vida.
Enfim... O que me conforta e me dar esperança é saber que não existe um quarto sequer que mesmo estando totalmente bagunçado e sujo não possa ficar com um pouco de esforço, limpo e organizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário